sábado, 29 de setembro de 2012

Asfalto verde é testado nos EUA

Se o petróleo acabar não vamos ficar sem asfalto!!!!

 


Ao estudar os efeitos da adição de óleo vegetal ao asfalto comum, um engenheiro norte-americano pode ter descoberto o asfalto verde, um possível substituto para o asfalto à base de petróleo.

O professor Christopher Williams, da Universidade do Estado de Iowa, estava testando composições capazes de aguentar melhor as intensas variações de temperatura a que os asfaltos estão sujeitos, sobretudo no Hemisfério Norte, palco de nevascas severas e verões com recordes de temperatura, e acabou obtendo um resultado muito melhor do que o esperado: um asfalto que não apenas assimila uma parcela maior de bio-óleo, como também de muito mais qualidade em rodagem e em durabilidade.

Foi dessa forma que "nasceu" o bioasfalto, cujos primeiros testes já tiveram inicio.


Os ganhos começaram a ser verificados já na aplicação, uma vez que o bioasfalto pode ser aplicado a uma temperatura menor do que o asfalto tradicional de petróleo.

Como esses primeiros testes serão focados na durabilidade e na resistência às variações de temperatura, os pesquisadores escolheram uma ciclovia na própria universidade como laboratório.

O monitoramento sobre o bioasfalto será feito durante um ano, para cobrir todas as estações.

O professor Williams afirma que o bioasfalto permite que a mistura à base de petróleo seja substituída parcialmente por óleos derivados da biomassa de diversas plantas e árvores.

fonte: Site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário