terça-feira, 2 de outubro de 2012

Terraplenagem - Tipos de Terra ou Solo

|

terra
Todos ficam na dúvida quando o assunto é o tipo de terra ou tipo de solo presente em um terreno. Tanto na hora de adquirir um terreno quanto na hora de construir, é importante saber onde você estará implantando sua construção. Qual a permeabilidade, resistência à eroção, estabilidade, entre outras informações, são fatores muito importantes para decidir que tipo de fundação ou estrutura aplicar na sua construção.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os tipos de solo, suas aplicações e características.
Normalmente a terra é composta por vários elementos mas basicamente são divididos em:
  • Matéria orgânica;
  • Minerais;
  • Gases;
  • Água.

Composição

O solo que escavamos é a camada mais superficial da crosta da terra e pode ser dividida em camadas:
  • Primeira: Camada vegetal, rica em detritos de origem orgânica (humos). É a mais fértil e recomendada para utilização em plantio;
  • Segunda: Camada dos sais minerais, subdividida em:
    1. Calcário: Corresponde de 7 a 10% desta camada;
    2. Argila: De 20 a 30% da camada, composta por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato;
    3. Areia: de 60 a 70% da camada, responsável por permitir a passagem de água e ar.
  • Terceira: Camada das rochas parcialmente decompostas e sedimentos;
  • Quarta: Rochas em início de decomposição.
Camadas do solo

Tipos de solo

Solo arenoso

Solo formado na sua maioria por grãos de tamanho entre 2mm e 0,075mm (principalmente por cristais de quartzo e oxido de ferro no caso de solos de regiões tropicais). Os solos arenosos têm ótima aeração e permeabilidade devido aos grãos maiores e com espaços entre si, o que permite maior passagem de água e ar entre eles. Plantas e microorganismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca umidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.

Solo argiloso

Não são tão arejados ou permeáveis como os solos arenosos e por isso armazenam mais água. Menos permeáveis, a água atravessa-o lentamente, estando armazenada neste período.
Este solo forma grãos semelhantes ao pó-de-café, similar ao solo arenoso. Os grão de argila são menores e bem próximos uns dos outros, dificultando a passagem da água e do ar.

Solo siltoso

O silte é todo e qualquer fragmento mineral ou de rocha menor que areia fina e maior do que argila. Como é difícil diferenciar o silte da argila a olho nu, deve-se analisar a plasticidade, sendo que na argila é maior que no silte, onde é pouca ou nula. O silte também é conhecido como areia de pedra.
Solos siltosos são muito erosíveis pois suas partículas não se agregam, são pequenas e leves.

Solo humífero

Solo geralmente fértil pela presença de humos mais indicado para plantações. Geralmente tem 10% de húmus quanto ao total de partículas sólidas. Os húmus presentes dão coloração escura ao solo, em geral, e contribuiem para retenção de água e sais minerais e aumentando a porosidade e aeração.
O tamanho dos grãos são variados e diversificados; a permeabilidade ocorre de acordo com o tipo de grão presente.

Solo Calcário

Como o próprio nome sugere, a quantidade de calcário nesse solo é maior que nos outros citados anteriormente.
Além de poder ser retirado dele um pó branco amarelado utilizado na fertilização de solos para agricultura, também é deste solo que se obtém a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário