terça-feira, 18 de setembro de 2012

Problemas Com Infiltração???


Muitas vezes somente a impermeabilização não é a solução adequada para sanar problemas de infiltração, pois cria uma barreira que impede a passagem da água, fazendo com que esta procure caminhos diferentes, inclusive falhas na própria impermeabilização.

Quem nunca se deparou com problemas de infiltração?

Seja em estacionamentos subterrâneos, no muro vizinho, em casa, ou até mesmo na própria obra, a infiltração ocasiona, além de um aspecto visual desagradável, problemas que podem danificar e comprometer as estruturas. Na grande maioria dos casos, a infiltração ocorre em obras onde se executam escavações, e as paredes de divisa e piso ficam em contato direto com o solo, proporcionando o problema. (figura 1).

Como começa

A infiltração inicia-se quando a água existente nos espaços vazios do solo movimenta-se para dentro da construção provocando as indesejáveis manchas de umidade e infiltrações maiores, com o aparecimento ou “afloramento” da água na superfície, conforme se observa na figura 2.




Mesmo no momento da execução da obra, se o solo estiver aparentemente seco, águas de chuvas intensas, quando infiltradas no solo, ou até mesmo vazamentos de tubulações hidráulicas, podem provocar o mesmo efeito e respectivamente o mesmo problema.


Resolvendo o problema
O que não é de conhecimento de todos é como resolver estes problemas de uma maneira definitiva.

Nos dias de hoje existem produtos muito eficazes para impermeabilização, entretanto muitas vezes somente a impermeabilização não é a solução adequada, pois cria uma barreira que impede a passagem da água, fazendo com que esta procure caminhos diferentes, inclusive falhas na própria impermeabilização. A presença da água constante em muros, pisos e alvenaria ocasiona as conhecidas manchas de umidade, como podemos observar na figura 3.



Para resolver definitivamente esses problemas é necessário drenar.

Mas o que é drenar?

Drenar é o ato de remover a água em excesso contida no solo, devendo coletar, conduzir e posteriormente lançar em local adequado através de um sistema drenante, de modo a evitar com que a água entre em contato direto com a estrutura.


A drenagem deve trabalhar em conjunto com o sistema de impermeabilização para que se obtenha um resultado satisfatório.



Entretanto, sistemas drenantes convencionais em geral são compostos por um meio drenante (brita ou areia) e uma camada filtrante (filtro geotêxtil ou manta têxtil), que são complicados e difíceis de serem executados, principalmente atrás de muros, não sendo feitos por tal dificuldade.


Solução inovadora para drenagens


De grande facilidade executiva, o geocomposto drenante MacDrain® desenvolvido pela Maccaferri é apresentado como uma das mais avançadas e inovadoras soluções para drenagens verticais e horizontais.



A manta foi desenvolvida de maneira a evitar a presença de água que ocasionam as infiltrações em muros de contenção, pisos, jardineiras, gramados e rodovias.O MacDrain® cria um caminho preferencial da água através de seu núcleo e, acoplado a um tubo perfurado, conduz a água para fora do solo até um ponto de captação.

Além de atuar como um meio drenante, o MacDrain® apresenta vantagens como:

- permitir o escoamento mais rápido da água percolada, ou seja, maior vazão de escoamento
- promover a proteção da impermeabilização criando um “colchão” entre a estrutura e o solo, o que evita danos mecânicos e possíveis infiltrações localizadas devido a movimentações do terreno.


Devido a sua leveza e extrema flexibilidade, o MacDrain®permite a instalação em locais de difícil acesso e facilita os recortes em pontos com obstruções.
A sua apresentação em rolos facilita o seu armazenamento no canteiro de obras.




Fonte:http://www.forumdaconstrucao.com.br



2 comentários:

  1. Olá bom dia!!!! tenho uma duvida quanto a aplicação de contrapiso e nivel em banheiro.
    Quais as melhores tecnicas de aplicação de contrapiso e nivel em banheiro? Ligado a isso, tambem solicito informações sobre impermeabilização. Desde já agradeço.

    Ricardo Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, então são 3(três) dúvidas, mas vamos a elas.
      Se for construção nova e só seguir os passos mas se for reforma, é necessário primeiro quebrar o piso existente e depois o contrapiso que é aquele cimentado mais poroso até chegar no piso principal e daí segue os passos.

      1º - Você deve limpar bem a superficie antes de iniciar os trabalhos;
      2º - Com o auxílio da trena marque a altura do contrapiso;
      3º - Jogue água e polvilhe cimento nos locais onde as taliscas (pedaços de cerâmica ou madeira que servirão de guia para nivelar o contrapiso);
      4º - Escove essa mistura com vassoura para criar uma superficie aderente entre o piso e o contrapiso;
      5º - Coloque a argamassa e nivele e depois coloque a talisca para servir de guia;
      6º - Com o auxilio da trena coloque diferença de nivel entre as extremidades e o ralo, coloque taliscas para auxiliar no nivelamento, depois passe o fio para conferir o nivelmento;
      7º - Jogue água e polvilhe cimento em toda a superfície e esfregue com a vassoura para criar uma superficie aderente em toda área;
      8º - Para impermeabilização pode ser utilizados vários aditivos na argamassa do contrapiso, como por exemplo o Sika1, que bloqueiam a rede capilar, proporcionando elevada impermeabilidade à argamassa;
      9º - O traço da argamassa é usualmente 1 de cimento para 6 de areia e não deve ter muita água, a argamassa deve ter uma consistência de farofa;
      10º - Jogue a "farofa" em toda área e com ajuda da enxada vá preenchendo os espaços entre as taliscas espalhando com movimentos continuos para não secar rápido demais;
      11º - Compacte a argamassa com um soquete de madeira até o nivel do fio;
      12º - Após compactar, sarrafeie com movimento de vai e vem com a régua de aluminio sobre as taliscas;
      13º Deve-se sarrafear todas as sobras até que todos os pontos atinjam os niveis das faixas;
      14º - Se houverem falhas ou buracos na superficie preencha com argamassa e repita o processo anterior até obter uma superficie lisa;
      15º - Desempene a argamassa, alisando a superficie e dando acabamento final com uma desempenadeira de madeira.
      16º - Depois de aproximadamente 6 horas o contrapiso esta pronto para receber o revestimento final.

      Espero que tenha respondido e até a próxima!!

      Excluir